24.5.12

Poética do conto, de Poe a Domit

Acalmem-se, não se trata de um surto de prepotência ou tentativa disparatada - e desesperada - de ombrear-me com os gigantes da literatura mundial. Trata-se apenas do modo extremamente gentil que o professor Rauer Rodrigues, que dá aulas na UFMS desde 2006, usou para me informar que utiliza o conto "Dedicatória" em suas aulas para o mestrado.

Segue abaixo o comentário, nas palavras dele:
Considero o seu "Dedicatória" um dos melhores contos de toda a história do Concurso de Contos Luiz Vilela. Utilizo-o nas aulas de Poética do Conto que ministro no Mestrado, o que de certo modo faz o curso ser de Poe a Domit.

O conto em questão abre o livro Colcha de Retalhos e está presente na coletânea do XVII Concurso de Contos Luiz Vilela. Foi através deste concurso que o professor Rauer descobriu o texto: ele é conterrâneo do escritor e acompanha o Concurso desde as primeiras edições. Atualmente, coordena o Grupo de Pesquisa Luiz Vilela (gpluizvilela.blogspot.com).

Agradeço ao professor Rauer pela gentileza e compartilho com vocês um motivo de extrema alegria: tenho um texto sendo estudado por aí, por alunos do mestrado em Letras na UFMS, como um representante contemporâneo, ainda que longe de ser qualquer referência, de um gênero que foi dominado por alguns nomes que marcaram a história da literatura.


Para quem ainda não conhece, segue o texto:


Dedicatória



Alegrou-se com a notícia de que o livro seria dedicado a ela. Caminhou até a livraria com passos e um sorriso dignos de uma musa imortal, inesquecível.


Ao abrir na primeira página, leu: "Em memória de..."


O livreiro recolheu o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário