28.9.12

Audácia no blog Referência Bibliográfica

O blog Referência Bibliográfica se dispõe, de acordo com a descrição do espaço, a publicar "belas e significantes passagens de livros, sites ... com o objetivo de proporcionar ideias para reflexão". Sabendo disso, alegro-me ainda mais por ter um de meus textos escolhidos, pois prezo pela necessidade do texto desdobrar-se em reflexão. Confiram a seleção de prosas curtas abaixo:

----------

Prosa Curta
por Diego Araújo da Rosa



O miniconto e o conto pequeno são exemplos de um tipo de literatura que tem se tornado cada vez mais freqüente. O primeiro possui até 150 caracteres (contando letras, espaço e pontuação), para permitir o seu envio por SMS; o segundo tem, mais ou menos, o tamanho da metade de uma folha de ofício. Veja:



NA ZONA

Apaixonado pela puta, tirou a mulher da vida com uma bala na boca.

(Rosane Coelho. In: www.rosanecoelho.prosaeverso.net)



RECRIMINAÇÃO

O meu avô trouxe uma cadeira e após colocá-la à minha frente, olhou-me de tal forma que eu me senti como se levitando, até sentar-me, apesar da minha vontade ser a de estar longe daquela varanda. Ele entrou e pouco depois voltou com uma xícara de café, colocando-a na mesinha ao lado da sua cadeira. Sem dizer uma palavra, entrou novamente, e eu, com uma enorme necessidade de abstrair-me, passei a observar uma mosca que pousara na xícara. Ela caminhava vagarosamente para um lado e para o outro, até quando eu abafei com a mão a borda da xícara, afogando-a no café.
Logo depois o meu avô chegou com a bola e alguns cacos de vidro da janela da sala, e após sorver o café, passou às acusações, sem imaginar o que eu colocara dentro do seu corpo para me ajudar a suportar tudo aquilo.

(Nerino de Campos. In: blogdonerino.blogspot.com.br)



AUDÁCIA

Pela primeira vez em trinta anos, ela olhou fundo, bem nos olhos do marido:
- Você que falou para o menino não se amiudar?
Ele ficou surpreso com a novidade do enfrentamento, corrigiu a postura e falou com ar superior e desleixado – como se respondesse só porque queria mesmo:
- Falei sim, filho meu não traz desaforo pra casa!
Mordendo o lábio inferior e contraindo as quinas dos olhos, ela continuou:
- Não traz mesmo. Ele nunca mais vai trazer.
Ele ainda tentou abraçá-la, mas o bote da mão esquerda o afastou daquele choro que era só dela.

(Rodrigo Domit. In: rodrigodomit.blogspot.com.br)



Informação complementar: os três autores citados - Rosane Coelho, Nerino Campos e Rodrigo Domit - já foram premiados em concursos de literatura.

2 comentários:

  1. Penso que a leitura só faz sentido quando é capaz de propor uma reflexão do ser humano por si mesmo.

    Quando a literatura se torna um fenômeno de venda, como no caso da Série Harry Potter, ela se descola de sua verdadeira essência para se tornar um instrumento de enriquecimento privado. E, deste modo, não é capaz de propor nenhum tipo de reflexão humana aos seus leitores, pois tornou-se um mero modismo.

    Fico muito contente por ter sido citado no seu blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando a oportunidade, deixo aqui o debate que girou em torno deste post:

    RODRIGO DOMIT: O conto curto apresenta os mesmos elementos essenciais do conto; No entanto, aquele se caracteriza pela construção de um ou mais dos elementos e pela elipse consciente e proposital de outros. Há, invariavelmente, a necessidade de ampliação e desdobramento daquilo que não foi dito. No conto curto, o silêncio e as lacunas costumam ser muito mais relevantes do que o que foi revelado explicitamente.

    Resumidamente, o conto curto contém em si uma promessa de um conto; e cabe ao leitor complementar as lacunas.

    DIEGO ARAÚJO DA ROSA: 1)Um outro ponto que também merece destaque é a sutil relação entre prosa e verso. Tomando-se como exemplo o poema de Gabriela Cantergi, intitulado 'Do Coração', percebe-se que a diferença entre o poema e o miniconto não é mais do que uma pequena modificação no texto. Veja:

    a)Em verso:
    "Sentou-se, no ônibus, ao lado de um desconhecido
    E foram felizes para sempre."

    b)Em prosa:
    "Sentou-se, no ônibus, ao lado de um desconhecido e foram felizes para sempre."

    Obviamente que esta pequena modificação, no ritmo, na realidade é grande, afinal, ela mexe com a estrutura do texto.

    2)Também convém observar que o conteúdo do poema (miniconto) poderia ser modificado, sem prejuízo da percepção artística da autora. Veja:

    a)"Conectou-se, nas redes sociais, com um desconhecido
    E forma felizes para sempre."

    Concluindo: é justamente esta flexibilidade e adaptabilidade que fazem da literatura um poderoso instrumento de transformação das relações humanas.

    ResponderExcluir