1.4.17

I Prêmio IFSC de Literatura

Em outubro de 2016, vislumbrei um desafio: o IFSC publicou um edital de fomento a atividades culturais. O edital previa o aporte de R$ 2.170,00 para financiar atividades culturais a serem realizadas entre os meses de novembro e dezembro daquele mesmo ano.

Com esse valor em mente, comecei a avaliar possibilidades, angariar parceiros e, no final das contas, julguei que seria possível realizar um concurso literário e publicar uma coletânea.

Os autores André Kondo e Edgar Borges, parceiros de longa data no blog Concursos Literários, abraçaram a causa; em especial o André, responsável pela Telucazu Edições, que se comprometeu a ceder gratuitamente o ISBN para a obra. Além disso, a professora Estela se comprometeu a revisar a obra e a bibliotecária Karla se comprometeu a elaborar a ficha catalográfica. Outras pessoas também se envolveram a colaboraram para o sucesso do projeto, com destaque para a Fabi Schrodi, o Daniel Augustin Pereira e também para os estudantes bolsistas do projeto: Luan, Thaline e Thayna.


Após pouco mais de duas semanas de inscrições, recebemos 349 textos e, após a eliminação de 25 deles, pelo descumprimento do regulamento ou por equívoco dos autores no processo de inscrição, 324 foram avaliados pela Comissão Julgadora.

O objetivo da Comissão era selecionar 60 textos para compor a coletânea do I Prêmio IFSC de Literatura. No entanto, selecionamos 69 textos. Dos 69 autores e autoras selecionados, 44 nunca haviam publicado nenhum texto.

A minha trajetória na literatura começou com o saudoso Concurso Nacional de Contos Luiz Vilela; e foi muito interessante poder abrir espaço, através do Prêmio IFSC, tanto para autoras e autores que já circularam por aí quanto para outros que estão vivendo a mesma experiência que vivi lá em 2007, quando vi meu primeiro texto publicado.

Espero ter outras oportunidades para organizar e editar obras de diversos autores e autoras. Que venham os editais! E que se mantenham as parcerias!


Mais informações:
http://premioifsc.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário