29.10.12

Entrevista - Taynara Almeida

A jovem escritora Taynara Almeida, de Presidente Venceslau - SP, iniciou uma série de entrevistas com outros autores para seu novo blog. E eu tive a honra de ser o primeiro da fila!

Conheçam mais sobre a autora aqui:


E confiram abaixo o resultado deste bate-papo:


Entrevista

(T.A) A partir de qual idade interessou-se pela escrita?
R. Domit: Desde sempre, mas não a sério. Quando garoto escrevia para divertir os amigos ou provocar suspiros nas amigas. Só em 2007, aos 23 anos, que eu comecei a pensar na literatura mesmo.


(T.A) Qual a sua maior inspiração para escrever?
R. Domit: Cenas do cotidiano. Coisas que acontecem por aí e que eu busco recortar e transformar. Há cenas, frases, rostos e detalhes que se desdobram em histórias inventadas, com um pé na realidade, mas com o outro lá longe...


(T.A) Admira e/ou aprecia as obras de outro autor?
R. Domit: São diversos autores que admiro. Meus preferidos são Eduardo Galeano, Italo Calvino, José Saramago e Albert Camus. Entre os brasileiros, tenho grande apreço pelas poesias de Sérgio Bernardo e de Zeh Gustavo e pelas prosas de Benedito Costa. [eu não queria ficar citando os clássicos e renomados nacionais que todo mundo conhece]


(T.A) Qual o seu primeiro passo rumo ao reconhecimento? Foi fácil?
R. Domit: A Seleção no concurso Luiz Vilela em 2007 foi o primeiro passo. E os concursos literários continuam sendo passos rumo ao reconhecimento. Hoje sou reconhecido como um escritor, o que é bem diferente de ser um escritor reconhecido. Sou mais um entre anônimos, mas os concursos literários tem me alçado, degrau a degrau, nesta carreira longa e árdua. Nada vem fácil, ainda mais pra quem produz literatura no Brasil.


(T.A) Imaginava um dia ser reconhecido como escritor?
R..Domit: Até 2007 eu nem imaginava ser escritor. E só passei a reconhecer-me como escritor e a preencher formulários como tal - no final de 2011, quando veio o segundo livro. Então não deu tempo para pensar nisso ainda.


(T.A) Qual a sensação ao descobrir que tinha talento?
R. Domit: Foi um processo longo de convencimento. As seleções em concursos literários é que me convenceram de que havia qualidade nos textos que eu produzia. A sensação é boa, mas não sei explicar; é bom demais ter seu esforço reconhecido, acho que a sensação é de missão cumprida.


(T.A) Sua família tem lhe apoiado desde o princípio?
R. Domit: Sim. Sempre. Meus pais, irmãos e familiares dão todo o apoio. Quando arrisquei alguns passos, tive a certeza de que essa rede de segurança estava pronta a amortecer uma possível queda.


(T.A) A escrita é sua profissão no momento?
R. Domit: Paralela, sim. Mas tenho um emprego durante a semana, de segunda a sexta, para pagar as contas.


(T.A) Atualmente está a preparo de uma nova obra?
R. Domit: Estou com um nó na cabeça... Entre prosas e poesias, não sei para que lado vou.


(T.A) Após ser escritor mudou algo em sua vida além da rotina?
R. Domit: Tenho viajado um pouco mais, a trabalho, para os lançamentos, e conhecendo muito mais gente de todo o Brasil. A literatura é um criador de laços universal e, com as redes sociais, tudo fica ainda mais fácil- afinal, se a pessoa gosta de um texto e quer comentá-lo, eu, autor, estou ali, a um clique.


(T.A) O que diria aos escritores que não são reconhecidos e que não tiveram oportunidades para seguir carreira?
R. Domit: Acessem http://concursos-literarios.blogspot.com e tirem os textos da gaveta!

5 comentários:

  1. Opa, Rodrigo, parabéns pela entrevista, valendo a menção a minha poesia e esteja certo que é daqui para aí, também, quanto à sua escrita. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ah Rodrigo muito obrigado pela consideração em postar em seu blog também... que honra rsrs Te admiro muito, não só pelo seu talento mas pela sua personalidade incrível. Deus te abençoe hoje e sempre e te conceda muito mais sucesso em sua carreira, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista! E amei o seu blog tambem Taynara, no meu caso admiro os dois rs e parabens pelo livro Rodrigo, é uma delicia de ler. E ja estou aguardando o próximo hen rsrs

    ResponderExcluir
  4. Grande autor e grande pessoa!!! Taynara Almeida faço de sua, as minhas palavras. Sucesso à vocês dois heim, bjooo

    ResponderExcluir
  5. ô, pessoal!

    muito obrigado ... fico grato pelos comentários

    e feliz por estar cumprindo com o meu papel de escritor!

    ResponderExcluir